ABLP renova a sua diretoria e discussões sobre transformação da entidade em Instituto avançam

São Paulo, 4 de abril de 2023 – Foi empossada na tarde de 30 de março, na sede da ABLP em São Paulo, a diretoria eleita para o triênio 2023/2025. A eleição para a escolha da nova diretoria – chapa única – foi realizada em 8 de março, com a participação de metade do quadro associativo apto a votar. Dos 126 associados habilitados, participaram 62, com a chapa única recebendo 61 votos a favor e 1 contra.

Com exceção da presidência, que continuou sendo ocupada por João Gianesi Netto, os demais cargos da diretoria da ABLP passaram a contar com novos nomes (veja a relação completa abaixo), de associados que exerceram posições distintas na gestão anterior. Após agradecer a todos que contribuíram para a realização das atividades desenvolvidas entre 2020 e 2022, Gianesi Netto adiantou que a atual diretoria terá pela frente desafios importantes.

O primeiro – e talvez o maior de todos – envolve uma mudança no próprio formato jurídico da ABLP, que deverá se transformar em um Instituto, estruturado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A transformação da ABLP em um Instituto começou a ser discutida desde 2022, mas, diante da proximidade da data para renovação da diretoria, foi tomada a decisão de debater o assunto envolvendo a gestão anterior e a atual.

De forma muito resumida e em linhas bem gerais, uma entidade de classe estruturada no formato de um Instituto/Oscip tem melhores condições de efetivar parcerias e convênios com órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal, além de permitir que doações de empresas e pessoas físicas possam ser descontadas do imposto de renda.

Dessa forma, portanto, a transformação da ABLP em um Instituto tende a pavimentar o caminho para que a entidade fortaleça a sua estrutura e tenha condições de promover mais iniciativas focadas no aprimoramento da formação dos profissionais que atuam na área de gestão de resíduos.

Com o objetivo de garantir mais agilidade às tratativas para transformar a ABLP em um Instituto, foram criadas duas diretorias: Administrativo/Transição e Marketing.

Quanto aos próximos passos, a atual diretoria deverá encaminhar a proposta de transformação da ABLP em um Instituto para votação em uma Assembleia Geral, em data que ainda será definida.

Preocupada em tratar o assunto de forma absolutamente transparente, a ABLP continuará comunicando a todos os seus associados regularmente, seja por meio de nossas newsletters, site www.ablp.org.br e Revista Limpeza Pública.

DIRETORIA ABLP – TRIÊNIO 2023-2025

Presidente: João Gianesi Netto

Vice-Presidente: Walter Gomes de Freitas

1º Secretário: Diógenes Del Bel

2º Secretário: Thiago Villas Bôas Zanon

1º Tesoureiro: Clóvis Benvenuto

2º Tesoureiro: Ana Paula Caodaglio

Administrativo/Transição: Luiz Gonzaga Alves Pereira.

Marketing: Luiz Fernando Brandi Lopes

 

CONSELHO CONSULTIVO

  1. José Henrique Pilla
  2. Simone Pascoal Nogueira
  3. Eleusis Bruder Di Creddo
  4. Antonio Carlos Delbin
  5. Denise Maria Elizabeth Formaggia
  6. Suplente: Carlos Vinicius Benjamin

 

CONSELHO FISCAL

  1. Marcelo Benvenuto
  2. Luiz Fernando Brandi Lopes
  3. Maria Judith Marcondes Salgado Schmidt
  4. Suplente: Luis Antonio de Almeida

 

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