ABLP renova a sua diretoria e discussões sobre transformação da entidade em Instituto avançam
São Paulo, 4 de abril de 2023 – Foi empossada na tarde de 30 de março, na sede da ABLP em São Paulo, a diretoria eleita para o triênio 2023/2025. A eleição para a escolha da nova diretoria – chapa única – foi realizada em 8 de março, com a participação de metade do quadro associativo apto a votar. Dos 126 associados habilitados, participaram 62, com a chapa única recebendo 61 votos a favor e 1 contra.
Com exceção da presidência, que continuou sendo ocupada por João Gianesi Netto, os demais cargos da diretoria da ABLP passaram a contar com novos nomes (veja a relação completa abaixo), de associados que exerceram posições distintas na gestão anterior. Após agradecer a todos que contribuíram para a realização das atividades desenvolvidas entre 2020 e 2022, Gianesi Netto adiantou que a atual diretoria terá pela frente desafios importantes.
O primeiro – e talvez o maior de todos – envolve uma mudança no próprio formato jurídico da ABLP, que deverá se transformar em um Instituto, estruturado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A transformação da ABLP em um Instituto começou a ser discutida desde 2022, mas, diante da proximidade da data para renovação da diretoria, foi tomada a decisão de debater o assunto envolvendo a gestão anterior e a atual.
De forma muito resumida e em linhas bem gerais, uma entidade de classe estruturada no formato de um Instituto/Oscip tem melhores condições de efetivar parcerias e convênios com órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal, além de permitir que doações de empresas e pessoas físicas possam ser descontadas do imposto de renda.
Dessa forma, portanto, a transformação da ABLP em um Instituto tende a pavimentar o caminho para que a entidade fortaleça a sua estrutura e tenha condições de promover mais iniciativas focadas no aprimoramento da formação dos profissionais que atuam na área de gestão de resíduos.
Com o objetivo de garantir mais agilidade às tratativas para transformar a ABLP em um Instituto, foram criadas duas diretorias: Administrativo/Transição e Marketing.
Quanto aos próximos passos, a atual diretoria deverá encaminhar a proposta de transformação da ABLP em um Instituto para votação em uma Assembleia Geral, em data que ainda será definida.
Preocupada em tratar o assunto de forma absolutamente transparente, a ABLP continuará comunicando a todos os seus associados regularmente, seja por meio de nossas newsletters, site www.ablp.org.br e Revista Limpeza Pública.
DIRETORIA ABLP – TRIÊNIO 2023-2025
Presidente: João Gianesi Netto
Vice-Presidente: Walter Gomes de Freitas
1º Secretário: Diógenes Del Bel
2º Secretário: Thiago Villas Bôas Zanon
1º Tesoureiro: Clóvis Benvenuto
2º Tesoureiro: Ana Paula Caodaglio
Administrativo/Transição: Luiz Gonzaga Alves Pereira.
Marketing: Luiz Fernando Brandi Lopes
CONSELHO CONSULTIVO
- José Henrique Pilla
- Simone Pascoal Nogueira
- Eleusis Bruder Di Creddo
- Antonio Carlos Delbin
- Denise Maria Elizabeth Formaggia
- Suplente: Carlos Vinicius Benjamin
CONSELHO FISCAL
- Marcelo Benvenuto
- Luiz Fernando Brandi Lopes
- Maria Judith Marcondes Salgado Schmidt
- Suplente: Luis Antonio de Almeida