Siga a ABLP nas redes sociais

Notícias / Aniversário da ABLP reúne mais de 100 participantes em evento

Comemoração dos 48 anos da associação foi organizada durante
a Waste Expor Brasil e na ocasião foi lançado
o Prêmio Francisco Xavier Ribeiro da Luz

A ABLP comemorou em 21 de novembro os 48 anos de sua fundação. A celebração ocorreu durante a realização a Waste Expo Brasil, um dos principais eventos do setor de limpeza urbana e gestão de resíduos, organizado entre 21 e 23 de novembro no Centro de Exposições Pro Magno, localizado na zona norte da cidade de São Paulo.
As comemorações do aniversário da ABLP reuniram mais 100 pessoas, entre empresários e profissionais do setor que atuam no Poder Público e iniciativa privada. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Urbana), Márcio Matheus, foi um dos palestrantes e aproveitou a ocasião para destacar a importância de o setor desenvolver esforços conjuntos para tentar reverter decisões como a do Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente proferiu uma decisão determinando que Áreas de Preservação Permanente (APPs) não podem mais ser consideradas como de interesse social para a instalação de aterros sanitários. O setor teme que por conta dessa decisão do STF, avaliada como equivocada, ocorra um retrocesso em torno das iniciativas voltadas para a erradicação dos lixões.
O diretor da ABLP, Ariovaldo Caodaglio, proferiu uma palestra sobre a evolução da limpeza na cidade de São Paulo. A sua apresentação foi baseada no livro “Limpeza Urbana na Cidade de São Paulo – Uma História para Contar”, obra que ele coordenou durante o período em que foi presidente do Selurb. Resultado de mais de três anos de pesquisas, o livro lançado em 2012 é uma verdadeira aula de história e apresenta tanto os avanços dos serviços de limpeza urbana quanto a evolução de São Paulo desde 1820, quando a cidade tinha aproximadamente 20 mil pessoas.

Homenagens

O aniversário da ABLP também foi marcado pelo lançamento do Prêmio Francisco Xavier Ribeiro da Luz, que foi o primeiro presidente da associação, em 1970. Criado com o objetivo de homenagear os profissionais do setor que contribuíram efetivamente para a desenvolvimento do segmento, os escolhidos dessa primeira edição foram Maeli Estrela Borges, Adalberto Leão Bretas, Fiore Wallace Gontran Vita, Cineas Feijó Valente e Tadayuki Yoshimura. Com exceção de Fiore, que não pode estar presente ao evento, todos os demais homenageados receberam pessoalmente uma placa comemorativa das mãos do presidente da ABLP, João Gianesi Netto, e de Cristiano Ribeiro da Luz, filho de Francisco Xavier.
Outro profissional homenageado durante as festividades do aniversário da ABLP foi Antonio Simões Garcia, jornalista que durante muitos anos foi o editor responsável pela revista Limpeza Pública, que a associação pulica desde 1975. Ele recebeu das mãos de Ariovaldo Caodaglio o primeiro exemplar da edição comemorativa nº 100, lançada durante o evento.
Ao final das apresentações, os participantes foram convidados a participar de um coquetel em espaço reservado na Waste Expo 2018. 


Clique aqui e confira as fotos

< voltar

Revista Limpeza Pública

Revista Limpeza Pública - Edição

© ABLP Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública - Todos direitos reservados

DC2 Tecnologia e Comunicação Integrada