Curso técnico da ABLP em Belém (PA) é um sucesso

Foi a primeira vez que a Associação mesclou três temas de interesse de profissionais do setor em um único evento. Universidade do Pará, CREA e Secretaria do Meio Ambiente são algumas das organizações que participaram ativamente da programação

 

São Paulo, 18 de abril de 2023 – Em abril, entre os dias 11 e 13, a ABLP realizou em Belém, capital do Pará, a primeira edição do Curso Técnico Integrado – Erradicação de Lixões, Implantação/Operação de Aterros Sanitários e Valorização de Resíduos. O novo curso foi desenvolvido com o objetivo de contribuir de forma mais efetiva para que engenheiros, técnicos e demais profissionais das iniciativas pública e privada que atuam na área de gestão de resíduos possam atualizar os seus conhecimentos a respeito das melhores e mais modernas técnicas e práticas adotadas no setor.

Para tanto, em vez de oferecer um curso sobre um tema específico, a ABLP decidiu mesclar em uma programação estendida as três questões consideradas hoje as mais urgentes no Brasil: como encerrar um lixão, instalar um aterro sanitário e valorizar os resíduos encaminhados para o empreendimento?

Diversos fatores pesaram na escolha de Belém para receber a primeira edição do curso inédito. Um deles é que, de acordo com o Diagnóstico Municipal para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), apenas 11 das 144 cidades paraenses dispõem os resíduos em aterros sanitários.

Outro, foi o claro interesse de órgãos públicos e entidades de classe locais em participar da resolução dos problemas relacionados com a gestão inadequada de resíduos urbanos. Graças ao apoio de associados locais, foi possível firmar uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que cedeu um de seus auditórios para a realização do curso. Ainda em relação à participação da UFPA, vale destacar que dois de seus docentes, os professores Neyson Mendonça e Giovanni Chaves Penner, participaram ativamente do curso, como instrutores.

Neyson Mendonça
Giovanni Chaves Penner

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da mesma forma que a presença dos docentes da Universidade foi fundamental para contextualizar o cenário local e as oportunidades concretas de aprimoramento da gestão de resíduos no estado, também contribuíram positivamente nesse sentido a presença do engenheiro Paulo Maurício Pinheiro, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), bem como do envolvimento direto do secretário estadual do Meio Ambiente do Pará, José Mauro de Almeida.

Com quase 50 técnicos inscritos, o Curso Técnico Integrado – Erradicação de Lixões, Implantação/Operação de Aterros Sanitários e Valorização de Resíduos foi considerado um sucesso pela diretoria da ABLP, tanto pela expressiva participação do público quanto pela qualidade das aulas ministradas.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer as instalações do Aterro Sanitário Guamá, na região metropolitana de Belém, empreendimento que garante a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos.

A partir da ótima experiência registrada na capital do Pará, a ABLP tem planos de, nos próximos meses, promover novas edições de cursos integrados em outras cidades brasileiras. “Em todo o país, há muitos técnicos da área de gestão de resíduos ávidos por conhecimentos extracurriculares, e a ABLP, por ser a única entidade com atuação técnica no setor, entende que é sua obrigação contribuir para o aprimoramento desse público”, resume João Gianesi Netto, presidente da ABLP.

 

Envie um Whats pra gente!