Comemorando os nossos 52 anos

Retornando de Rondônia, onde fui participar do seminário da Abrampa em Porto Velho, e também visitar as instalações da nossa associada MFM,  fiquei extremamente satisfeito do que tive oportunidade de conhecer por lá.  Rondônia é o limite sul da região norte; onde as situações dos grandes Estados daquela  região, nos preocupam pelos inúmeros municípios que ainda  dispõem inadequadamente os RSU em lixões.

Entretanto, fiquei muito surpreso em algumas informações importantes de Rôndonia, que merecem ser divulgadas para todos nós integrantes da ABLP:

– Surpreendentemente os 52 municípios do Estado, têm seus PMGIRS, efetivados, fruto de um trabalho regional conjunto entre a Funasa e o Projeto Saber Viver.

– 2/3 dos municípios, dispõem adequadamente seus resíduos em aterros sanitários, em contraste a vergonhosa situação da capital Porto Velho, e vizinhos que continuam operando um lixão as margens do rio madeira; e lamentavelmente sentimos que a curto prazo que isto não será resolvido.

– A regionalização prevista pelo Marco do Saneamento, foi naturalmente atendida por força dos empreendimentos privados   (MFM) instalados ao longo da BR 364, em Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná, cuja excelência de qualidade técnica dos mesmos,  compete com as melhores instalações da região sul e sudeste.

– As instalações dos 2 consórcios intermunicipais – Ariquemes e principalmente Cimcero, com problemas operacionais de  atendimento das exigências técnicas dos licenciamentos ambientais e pendências judiciais.

– Resta pouco à solucionar no âmbito da regionalização estadual.  Alguns municípios das fronteiras Oeste e Norte do Estado, são na maioria municípios de pequeno porte ainda dispõem inadequadamente os RSU.

Enfim meus amigos, no momento que estamos comemorando no dia 20 de novembro, os nossos 52 anos de atividades, constatamos fatos e noticias que nos surpreenderam, dando-nos esperanças que possam a ser realizados a curto prazo; uma das nossas bandeiras,  oriundas da promulgação da PNRS, que é o enorme desafio que ainda temos pela frente em “erradicar os atuais 2500 lixões”.

Aproveito este momento, para cumprimentar todos os nossos associados e colaboradores, por este marco alcançado, pois 52 anos de uma entidade técnica como a nossa, não é fácil ser obtido.

Assim  desejo que todos juntos, principalmente os mais  jovens, se esforcem para continuarmos, com muita energia e integração, mantendo e avançando nos objetivos dos nossos amigos e fundadores da ABLP.

De nossa parte continuaremos seguindo o rumo ao futuro.

PARABÉNS  ABLP.

João Gianesi Netto,  presidente.

Envie um Whats pra gente!